Nota Oficial do Sindmassa
O Sindmassa, representante dos trabalhadores do ramo frigorífico no Mato Grosso do Sul, manifesta seu repúdio à decisão adotada pelo grupo Carrefour na França, que restringiu a compra de carne brasileira. Embora a operação represente menos de 5% das exportações de carne do Brasil para o mundo, entendemos que essa medida configura uma ação protecionista que reflete interesses do mercado europeu como um todo, e não apenas do mercado francês.
Defendemos o livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, acreditando que este acordo poderá impulsionar significativamente as exportações de proteínas animais para o continente europeu, beneficiando diretamente a economia nacional e os trabalhadores do setor frigorífico.
Além disso, apoiamos a posição de frigoríficos brasileiros que, em resposta à postura adotada pelo Carrefour França, consideram cessar o fornecimento de carne para as operações locais do grupo aqui no Brasil. Reforçamos que práticas protecionistas prejudicam o equilíbrio do mercado global e enfraquecem os princípios do comércio justo e sustentável.
Unidos, somos a força que move a indústria e sustenta o desenvolvimento do Brasil.